5 lições básicas da Tríade do Tempo para aumentar a produtividade agora

5 lições básicas da Tríade do Tempo para aumentar a produtividade agora

5-licoes-basicas-da-Triade-do-Tempo-para-aumentar-a-produtividade-agora

Você sabe quanto tempo do seu dia é utilizado para coisas realmente importantes? E quanto das suas 24 horas são investidas em tarefas urgentes, que já deveriam ter sido entregues? Além do que é importante e urgente, quanta energia é investida em atividades que não agregam nenhum tipo de valor para sua vida profissional? Essa classificação de atividades é conhecida como Tríade do Tempo (faça um teste bem legal clicando aqui), e ela tem muito a ensinar para melhorar a sua produtividade.

Neste post, você conhecerá o importante conceito e também verá 5 lições básicas da Tríade do Tempo para aumentar a produtividade agora! Temos certeza de que este conceito o ajudará a tornar sua rotina mais produtiva e trará mais resultados para você e para a sua empresa. Em uma época marcada pela eterna “correria”, como se diz nos corredores das Empresas e Revendas de EPIs, é importante saber priorizar o que realmente agrega valor e deixar de lado o que não acrescenta nada.

A Tríade do Tempo

O conceito criado pelo especialista em Gestão de Tempo, Christian Barbosa, separa as atividades do dia em 3 pilares diferentes, conhecidos como a Tríade do Tempo. De acordo com essa definição, as tarefas diárias podem ser classificadas como Importantes, Urgentes e Circunstanciais. Entenda um pouco mais sobre cada uma delas:

  • Tarefas Importantes: são ações planejadas, feitas dentro de um prazo estabelecido e que geram valor tanto para você, quanto para o negócio e outras pessoas envolvidas.
  • Tarefas Urgentes: atividades que eram importantes, foram postergadas e acabaram se tornando urgentes. A falta de planejamento pode criar muitas tarefas urgentes. Mas existem urgências como acidentes que acontecem de qualquer forma.  
  • Tarefas Circunstanciais: são aquelas que você faz para agradar os outros, faz sem ter se planejado para isso e que não agregam valor, como as redes sociais ou TV.

A partir desta classificação, fica mais fácil identificar como seu tempo está sendo gasto e quanto você está investindo em cada tipo de tarefa. Feita essa avaliação, é importante se planejar e realizar as alterações necessárias para que a sua rotina na compra ou recomendação das Botinas de Segurança seja mais efetiva. 😉

Dicas práticas para aumentar a produtividade

Separamos 5 dicas que ajudarão você a ser mais produtivo no seu dia a dia e dedicar mais tempo às atividades que irão agregar valor e melhorar sua disposição e satisfação ao final de um dia de trabalho!

1) Saiba planejar corretamente

O planejamento é um grande aliado para a realização efetiva das atividades que você precisa fazer. Mas, planejar por planejar pode não trazer os resultados esperados. É preciso fazer isso pensando lá na frente, no médio e longo prazo. Planejamentos às vésperas de algum evento importante ou da própria rotina podem deixar muito espaço para tarefas urgentes no caminho. Tentar planejar para 2 ou 3 dias à frente permite uma clareza maior do que está por vir.

2) A multitarefa atrapalha a produtividade

Hoje em dia, muitas pessoas acreditam que realizar múltiplas tarefas simultaneamente é sinal de que está sendo produtivo e entregando resultados de valor. Mas, na verdade, quando você destina o seu foco para diversas tarefas, como falar ao telefone, comprar Sapatos de Segurança, responder um e-mail, sua atenção não está 100% em nenhuma delas. Logo, a tarefa até pode ser entregue no prazo, mas será feita com qualidade inferior a que era possível se tivesse sua atenção total. O planejamento bem feito evita a multitarefa.

3) Excesso de reuniões pode atrapalhar

Existe até uma piada no mundo corporativo: “Sobrevivi a mais uma reunião que poderia ter sido um e-mail…”

A tecnologia facilitou a comunicação entre as pessoas nos dias de hoje. Atualmente, não é mais necessário realizar reuniões presenciais o tempo todo, economizando o tempo de deslocamento, tão complicado em cidades grandes. As reuniões podem ser bastante úteis, mas elas tendem a durar bem mais do que o necessário. Por isso, é sempre bom avaliar quando é possível resolver o assunto por e-mail, telefone ou até mesmo Skype.

4) A importância de uma boa alimentação

Faça o teste e veja de que forma o almoço pesado, cheio de comidas gordurosas, refrigerante e sobremesa afetam o seu estado físico durante a tarde. Também faça o teste com uma alimentação mais balanceada, rica em nutrientes e vitaminas, presentes em legumes, grãos e proteínas saudáveis. E tente reduzir o consumo de açúcar. Depois disso, avalie como essas diferenças interferem na sua produtividade e disposição durante o dia.

5) Interrupções constantes e o impacto na produtividade

Saber quais atividades precisam ser realizadas durante o dia e ter a noção de quanto tempo será investido em cada uma delas permite a você realizar o que é necessário de forma eficiente. Para que isso flua bem, é preciso deixar de lado interrupções, também conhecidas como tarefas circunstanciais, sem valor, como parar demais para conversar, se distrair com vídeos na internet, redes sociais, o tão perigoso e-mail, entre outros. Reduza as interrupções – e temos certeza – sua produtividade vai dobrar! 😍

A Tríade do Tempo a seu favor

Em dias cada vez mais corridos, com mais atividades e relações sociais, é fundamental saber planejar bem o tempo e realizar as atividades com atenção total, para gerar valor e entregar resultados acima da média. Se possível, aprimore seu conhecimento sobre a Tríade do Tempo, classifique suas atividades de acordo com os 3 pilares e comece a gerar mais valor para o seu dia e terminá-lo com a sensação de dever cumprido.

Acreditamos que este conteúdo pode agregar muito valor à sua vida e ajudar você a produzir mais e com mais qualidade.

Agora nos fale! O que achou das informações? Gostaria de acrescentar algo? Deixa sua opinião aí embaixo e vamos continuar essa conversa. Nosso objetivo é criar um Mercado de Calçados de Segurança cada vez mais produtivo! 😀

Até breve!
WorkEPIs Calçados de Segurança

cta_recompensa_blog_workepis

 

4 Comentários

  1. wesley disse:

    Gostei das dicas.

    • Equipe WorkEPIs disse:

      Querido Wesley, boa tarde!
      Muito obrigado por seu comentário! Estamos trabalhando para isto!
      Abraços!
      Equipe WorkEPIs

  2. Diego disse:

    Muito Bom !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *