Biqueira de Composite X Biqueira de Aço: Entenda as diferenças

Biqueira de Composite X Biqueira de Aço: Entenda as diferenças

biqueira-de-composite-versus-biqueira-de-aco

Quando o assunto é segurança, opções diferentes nunca são demais. Por muito tempo, a grande maioria dos Calçados de Segurança era feita com Biqueira de Aço, bastante tradicional entre os Técnicos de Segurança do Trabalho e profissionais de áreas em que o uso de EPIs é obrigatório. Um pouco mais recente que a já popular Biqueira de Aço, é a Biqueira de Composite, um composto de fibra de carbono, vidro e poliéster especial, sem a presença de componentes metálicos.

Quando o mercado oferece mais de uma opção para atender uma mesma demanda, é natural que haja comparação entre os dois tipos de material. Pensando nisso, este post foi criado para mostrar para você as principais características da Biqueira de Aço e da Biqueira de Composite para que você possa conhecê-las melhor e, com as informações obtidas, escolher e indicar a que mais atende às necessidades de seus clientes.

Saiba mais sobre a Biqueira de Aço

A Biqueira de Aço é a mais tradicional no mercado de EPIs, afinal, está disponível para os profissionais que precisam de proteção há mais tempo. Por estar presente no mercado há mais tempo que a Biqueira de Composite, pode receber a preferência de uma parte do mercado, mais acostumada a comprar o que já conhece melhor.

A Biqueira de Aço, feita da forma correta e respeitando a legislação vigente, precisa suportar impactos no nível de energia de no mínimo 200J e contra a carga de compressão de no mínimo 15KN. Essa informação deve constar no CA do Calçado de Segurança para comprovar que o EPI foi produzido dentro das normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Outro ponto importante que deve ser respeitado pelo Sapato de Segurança com Biqueira de Aço é a ausência do chamado “efeito guilhotina”. Isso acontece quando EPIs feitos sem o devido respeito às normas exigidas para a obtenção do CA são comercializados e colocam em risco a segurança do profissional. No “efeito guilhotina”, o peso feito sobre a Biqueira de Aço pode fazer com que esse material pressione os dedos do usuário e acabe cortando essa parte dos pés. Mas isso só é possível se o EPI não for produzido corretamente, não suportar a carga que deve suportar e nem oferecer a proteção que precisa.

As principais proteções oferecidas pela Biqueira de Aço são:

  • Proteção contra queda de materiais pesados e cortantes.
  • Evita queimaduras por contato com produtos químicos.
  • Evita perfurações por pregos, parafusos e objetos cortantes.
  • Protege os pés contra topadas ao longo do dia.

Saiba mais sobre a Biqueira de Composite

A Biqueira de Composite está há menos tempo no mercado, então é menos tradicional. Mas vem ganhando o seu espaço no mercado de EPIs e se tornou uma concorrente da já tradicional Biqueira de Aço. As principais diferenças dessa nova biqueira para a mais tradicional são:

  • Não produz o “efeito guilhotina”, já que o material se esfarela antes de danificar o pé do profissional.
  • Peso da Biqueira de Composite um pouco menor que da Biqueira de Aço.
  • Não possui partes metálicas, portanto, não conduz eletricidade.
  • Preço mais elevado.

A Biqueira de Composite é feita a partir da combinação de fibra de carbono, vidro e poliéster especial e oferece um visual menos robusto que a Biqueira de Aço. Ela também oferece a proteção contra impactos no nível de energia de no mínimo 200J e contra a carga de compressão de no mínimo 15KN. Essa informação deve constar no CA do Sapato de Segurança para comprovar que o EPI foi produzido dentro das normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Por não possuir partes metálicas em sua composição, a Biqueira de Composite tem sido mais indicada para o uso em locais com chances de descarga elétrica para evitar que o profissional seja atingido por uma descarga de energia. O peso da Biqueira de Composite antes de fazer parte do Calçado de Segurança é cerca de 35% menor que o da Biqueira de Aço. Porém, quando o EPI está pronto, revestido pelo material do cabedal e do solado, o peso final entre os calçados tem diferença de peso de cerca de 2,5%, já que o composite precisa de mais material para ser coberto.

As principais proteções oferecidas pela Biqueira de Composite são:

  • Proteção contra queda de materiais pesados e cortantes.
  • Protege contra descargas elétricas.
  • Evita queimaduras por contato com produtos químicos.
  • Evita perfurações por pregos, parafusos e objetos cortantes.
  • Protege os pés contra topadas ao longo do dia.
  • Não conduz energia elétrica.

Resumo sobre as Biqueiras de Aço e de Composite

Essas são as informações mais importantes sobre a Biqueira de Aço e sobre a Biqueira de Composite. As duas oferecem ao profissional que precisa fazer uso deste EPI, proteção contra impactos fortes, perfurações, cortes e outros riscos. Cabe ao trabalhador decidir quais características são mais importantes para o seu tipo de indústria e qual o orçamento disponível para a aquisição deste EPI. Lembrando que a segurança deve ser prioridade sempre.

Agora queremos saber: Qual material você prefere, aço ou composite? Acha que faltou alguma informação que é importante compartilhar com outros profissionais da área? Conta para nós a sua experiência com essas diferentes biqueiras e o que achou deste Blog Post! Deixe suas considerações logo abaixo, nos comentários! Queremos construir um Mercado de EPIs mais seguro e gostaríamos que você viesse junto.

Um grande abraço!
WorkEPIs Calçados de Segurança

 

10 Comentários

  1. Cabral disse:

    Bom dia companheiros,

    Olha, é admirável esse processo de revolução da WorkEPIs .

    Estes post, vem cada dia me ajudando mais, já virou rotina toda segunda feira passar por aqui e acompanhar todo esse desenvolvimento, Acredito que seja uma excelente porta de entrada para o conhecimento, me mantem sempre atualizado sobre essas novidade que o mercado se apega, é sempre bom estas fontes de conhecimento, assim posso fazer uma indicação mais precisa e adequada . Até este exato momento “para mim” , era absolutamente desconhecido esse material (biqueira composite),

    hoje sei com quem eu devo contar.

    pensou em segurança , pesou em WorkEPIs

    • Equipe WorkEPIs disse:

      Prezado Cabral, bom dia!
      Ficamos extremamente felizes com sua declaração…
      Estamos trabalhando duro exatamente para isto mesmo, trazer conteúdo que faça o Mercado de EPIs crescer!
      Fique conosco e qualquer dúvida, entre em contato!
      Um grande abraço!
      Equipe WorkEPIs

  2. João petrisck disse:

    Pensou em segurança, pensou em WorkEPIs 😱😱😱😱😱😱

    Showwwwwwwwwwww!

    👷🏻👷🏻👷🏻👷🏻👷🏻👷🏻👷🏻👷🏻

    • Equipe WorkEPIs disse:

      Caro João, bom dia!
      Ficamos super felizes com sua declaração!
      Muito obrigado mesmo! 😀
      Fique conosco e qualquer dúvida, entre em contato!
      Um grande abraço!
      Equipe WorkEPIs

  3. André Luís da Cunha Pinto disse:

    Gostei do artigo porém faltou um dado muito importante, a diferença de preço entre os dois EPIS. Sempre que fizer um comparativo o preço é um dado muito importante.

    • Equipe WorkEPIs disse:

      Caro André, bom dia!
      Muito obrigado por sua participação! Esta troca sempre é muita rica!
      O ponto que vc levantou é extremamente importante, porém, como o blog post ficará exposto por tempo indeterminado, optamos por não colocar o preço em reais, pois estes valores podem sofrer mudanças sem prévio aviso e acabar causando transtornos para todos. De qualquer maneira, registramos sua sugestão e providenciaremos um Blog Post falando de preços! Algo mais completo, ok? Então fique atento, porque vamos falar de produtos WorkEPIs e produtos da concorrência! 😉

  4. Graá da Silva disse:

    Achei super incrível o site de vocês.

    Olha só faltou dar os nomes para os calçados.

    Já que estamos passando por mudanças, seria mais lindo de comprar um calçados com nome, né?.

    Linha supreme
    Linha adamantium
    Etc.

    Mais chique, né pessoas maravilhosas.

    • Equipe WorkEPIs disse:

      Prezada Graá, bom dia!
      Agradecemos sua amabilidade e claro, sua sugestão! 😉
      Vamos pensar em algo, tá bom!?
      Muito obrigado por estar conosco!
      Um grande abraço!
      Equipe WorkEPIs

  5. Ola! Obrigado…Eu aprecio o esforço colocado neste site e vai visitar aqui mais vezes.

  6. Imiteiamake disse:

    Eu realmente aprendi muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.