Botas de Segurança: 5 dicas para armazenar e conservar seu estoque

Botas de Segurança: 5 dicas para armazenar e conservar seu estoque

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As Botas de Segurança são um EPI essencial para a integridade física do trabalhador que exerce a sua função em locais que oferecem algum tipo de risco para o funcionário, como contato com produtos químicos e inflamáveis, objetos de peso, espaços em que há a possibilidade de “topadas” ou queda de objetos. Por isso, é essencial que esse equipamento seja armazenado de forma correta, em local arejado e de fácil acesso. Além disso, é necessário que o estoque seja organizado e controlado para que o responsável saiba quando precisa repor algum item.

A empresa é responsável por fornecer os EPIs necessários aos seus funcionários para que eles possam exercer suas funções de forma segura e confortável. O armazenamento correto desses equipamentos e a manutenção desse estoque ajudarão a conservar o material por mais tempo e facilitar a rotina dos trabalhadores que precisam fazer a reposição e troca de Botas de Segurança e demais EPIs.

Saiba como armazenar e conservar seu estoque

Para ajudar você a cuidar bem do seu estoque e armazenar suas Botas de Segurança da forma correta, separamos 5 importantes dicas práticas que tornarão esse serviço mais fácil e ajudarão a manter os seus EPIs bem conservados e guardados.

1 ) Guarde as Botas de Segurança em local arejado

O local em que as Botas de Segurança serão armazenadas é de extrema importância para que elas sejam bem conservadas. É essencial que seja arejado, com circulação de ar para manter o ambiente fresco e permitindo que os calçados “respirem” enquanto estão guardados. Esse cuidado impede que os EPIs comecem a adquirir algum tipo de odor desagradável e criem fungos. Se possível, o ideal seria uma sala com ventilação natural para uma melhor conservação do material.

2 ) Mantenha o local organizado

O espaço em que as Botas de Segurança são armazenadas deve ser bastante organizado para que cada material tenha seu local correto para ser guardado de forma segura e respeitando as normas de segurança. Os Calçados devem ser mantidos em suas respectivas embalagens para ficarem protegidos e longe do contato com sujeira, possíveis insetos ou outro tipo de bicho circulando pelo almoxarifado. As estantes organizadas com caixas também passam a impressão de que o local está mais organizado, ficando fácil de encontrar as Botas de Segurança pelos seus modelos e numeração.

3 ) Conserve o ambiente limpo

A limpeza do local em que os Calçados de Segurança serão mantidos é essencial para a sua correta conservação. É importante que haja cestos de lixo para o descarte de material que não será mais utilizado, e esse lixo precisa ser trocado periodicamente para que não haja acúmulo de sujeira e objetos que não será mais usados. As prateleiras e o chão devem ser mantidos sempre limpos, com remoção de pó feita regularmente, além de varrer o chão e passar pano úmido para a total remoção de poeira e resíduos.

4 ) Eleja um funcionário responsável pelo estoque

Para facilitar o controle do estoque, a sua organização, limpeza e manutenção correta, é recomendado que poucas pessoas tenham a responsabilidade sobre esse espaço. O ideal é que haja uma equipe na empresa, não muito grande, que seja responsável pela rotina do ambiente. Isso inclui receber novos materiais, separá-los e classificá-los, organizá-los nos devidos locais e fornecer aos funcionários quando necessário. Além disso, cabe a eles se certificar de que o ambiente está limpo e que as normas de segurança estão sendo respeitadas. Manter o controle de forma centralizada minimiza os riscos de desorganização.

5 ) Tenha um sistema de gestão para o seu estoque

Além de centralizar o controle do seu estoque em uma equipe responsável, é importante que o inventário seja controlado de forma organizada e prática. Para isso, é possível fazer o uso de sistemas de gestão de estoque e informatizar todo o processo para que as falhas no controle do material disponível sejam minimizadas. Com esse controle é possível saber quais Botas de Segurança estão disponíveis, a numeração, os modelos, quais não estão mais disponíveis e precisam ser repostas. Esse controle facilita a vida do setor de compras, do setor de almoxarifado e garante que o funcionário tenha o seu EPI disponível quando necessário.

Conclusão

Seguir essas dicas valiosas ajudarão você e a sua empresa a manter um estoque de Botas de Segurança muito bem organizado e conservar os EPIs em perfeito estado de utilização. Esse cuidado com o material fornecido aos funcionários é importante para que a segurança da rotina de trabalho seja mantida e os materiais usados tenham uma vida útil mais duradoura. Além disso, facilita a vida de diversos departamentos porque reduz a quantidade de reposição, facilita a logística de recebimento e distribuição dos materiais e transmite uma imagem de empresa organizada e comprometida com os bons resultados em todas as esferas.

Concorda com informações que apresentamos sobre os cuidados para Organizar e Armazenar o seu Estoque? Acredita que faltou algo? Por favor, compartilhe com a gente a sua opinião e nos ajude a criar um Mercado de EPIs mais seguro e confortável. 😉

Até breve!
WorkEPIs Calçados de Segurança

 

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