Calçado de Segurança com CA: A importância da escolha correta

Calçado de Segurança com CA: A importância da escolha correta

calcado-de-seguranca-com-ca-a-importancia-da-escolha-correta

Todo profissional que utiliza EPIs, os tão populares Equipamentos de Proteção Individual, quer ter certeza de que está usando um material de qualidade, que coloca a sua segurança em primeiro lugar. Equipamentos que foram testados especificamente para o tipo de serviço em que ele trabalha e para aguentar os impactos a que este profissional está sujeito. Para garantir que ele está seguro no exercício da sua função, o seu EPI precisa ter o Certificado de Aprovação (CA), expedido por órgão competente do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com a Norma Regulamentadora que trata de EPIs, a NR6, o Calçado de Segurança precisa ter, em caracteres que não podem ser apagados, o nome comercial da empresa fabricante do material, o lote de fabricação e o número do CA para que possa ser comercializado e estar de acordo com a legislação vigente e ser utilizado de forma regulamentada pelos funcionários da empresa compradora. Quando o Calçado de Segurança é importado, precisa constar o nome da empresa importadora, o lote de fabricação e o número do CA também.

O Certificado de Aprovação garante que o Calçado de Segurança passou pelos testes adequados para o trabalho que irá atender, apresentou resultados satisfatórios e pode oferecer a segurança que o profissional precisa e que a empresa deve fornecer ao seu funcionário. E cria uma relação de confiança entre a Revenda de EPIs e a empresa compradora, já que fica claro que a procedência do EPI é garantida e certificada.

Validade do CA

A comercialização de Calçados de Segurança deve ser feita apenas com produtos que tenham o CA dentro do prazo de validade, que é de 5 anos.

A validade do CA será de 2 anos quando não existirem normas técnicas nacionais ou internacionais, oficialmente reconhecidas, ou laboratório capacitado para realização dos ensaios, sendo que nesses casos os EPIs terão sua aprovação pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, mediante apresentação e análise do Termo de Responsabilidade Técnica e da especificação técnica de fabricação, podendo ser renovado por 24 meses, quando expiram os prazos concedidos.

Preço do Certificado de Aprovação (CA)

A emissão do Certificado de Aprovação é feita gratuitamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego para os EPIs. Tanto o fabricante do material quanto o importador podem providenciar essa certificação e garantir a comercialização de Calçados de Segurança testados e devidamente autorizados por lei para serem utilizados por profissionais que necessitam de proteção para a execução de suas atividades.

O custo que a fabricante ou importadora é responsável por arcar é a emissão dos laudos que comprovam que os EPIs foram devidamente testados e aprovados e estão de acordo com a legislação vigente para serem comercializados. Os testes para a emissão desses laudos são feitos em laboratórios especializados e precisam ser emitidos sempre que um novo Calçado de Segurança for produzido e também em caso de renovação ou alteração do CA.

Benefícios do Certificado de Aprovação

A emissão do CA oferece garantia e segurança para todos que, de uma forma ou de outra, estão envolvidos no Mercado de EPIs. Seja o fabricante, que se vê na obrigação de produzir um Calçado de Segurança de qualidade, o importador que sabe que há uma legislação a ser respeitada e precisa trazer Sapatos de Segurança resistentes e que serão aprovados nos testes e o Revendedor de EPIs que só pode comercializar produtos que tenham a certificação (CA).

Toda essa preocupação e controle dos grupos envolvidos na produção e comercialização dos EPIs garante que as empresas compradoras e trabalhadores irão adquirir materiais de qualidade e que realmente os protejam dos riscos a que eles estão expostos.

Escolha Calçados de Segurança com CA   

O Mercado de EPIs é parte fundamental para a realização segura das mais variadas atividades em indústrias, construção civil, ramo hospitalar e cozinhas industriais, entre outros. Para que o material utilizado para proteção dos profissionais seja de qualidade e ofereça segurança aos funcionários, é essencial que todos os Calçados de Segurança tenham o Certificado de Aprovação (CA).

A responsabilidade de fornecer o EPI ao funcionário é da empresa, que precisa se certificar sempre de adquirir produtos que tenham CA. Para isso, é sempre importante estar atento aos registros que precisam estar visíveis no calçado, como o lote de fabricação, a empresa fabricante ou importadora e o número do CA.

Se todos fizerem a sua parte, o Mercado de EPIs cumprirá seu papel de forma segura e confiável. O que você acha dessa obrigatoriedade da certificação? Acha importante revender produtos de procedência garantida? Acha que as informações compartilhadas aqui foram úteis? Conta pra gente como é a sua experiência com Sapatos de Segurança com CA.

Nosso objetivo é criar um Mercado de EPIs mais seguro e queremos que você venha com a gente

Um grande abraço!
WorkEPIs Calçados de Segurança

 

2 Comentários

  1. eu tenho que separar as partes do cabedal na produção de calçados ,mas estou precisando conhecer como saber o tamanho ou numero das partes como :taloneira, dorso ,gaspea e todas as partes que compoe o sapato . Estou precisando de um esquema para saber separar na pratelheira os numeros de cada partes

    • Equipe WorkEPIs disse:

      Caro Emidio, bom dia!
      Obrigado por participar do nosso Blog.
      Entraremos em contato, ok?
      Um grande abraço e até breve!
      Equipe WorkEPIs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *