Calçados de Segurança: Modelos de Cabedal e suas finalidades

Calçados de Segurança: Modelos de Cabedal e suas finalidades

calcados-de-seguranca-modelos-de-cabedal-e-suas-finalidades

Você sabe o que é o Cabedal do Calçado de Segurança e qual a sua finalidade? Acompanhe este post até o final para ficar por dentro desse importante item do Calçado de Segurança. O Cabedal é a parte mais visual e extensa de um Sapato de Segurança, é ele que recobre o seu pé e o “abraça” dentro do sapato. Seria todo esse material que fica na área superior do seu pé, acima do solado.

A principal finalidade do cabedal em um Sapato de Segurança é proteger os pés do Trabalhador, criando uma camada protetora entre o pé e tudo que se encontra nos ambientes em que ele pisa. Além disso, é responsável por proporcionar o visual que o calçado terá, sendo ele com cadarço, de elástico, com cano curto, cano médio ou longo.

Assim como o Solado de uma Botina de Segurança ou a sua Palmilha, o Cabedal pode ser encontrado em modelos diferentes, que serão destinados para funções distintas. Conhecer esses diferentes tipos de Cabedal, assim como toda a anatomia do material, ajuda na hora de escolher e indicar o melhor Sapato de Segurança e garantir que o profissional terá a proteção que precisa para realizar suas atividades.

Tipos de Cabedais

Cada tipo de indústria precisa de um modelo específico de Cabedal para atender demandas particulares de segurança e proteção para os pés dos Trabalhadores. Neste post mostraremos a você as principais características dos Cabedais feitos em nylon, PVC, poliuretano (PU) e, provavelmente o mais popular, couro. Com essas informações, você terá conhecimento e embasamento para recomendar os cabedais mais indicados para cada atividade.

1) Cabedal de Couro

O Cabedal de Couro é indicado para o trabalho na maioria dos ambientes, por ser bastante resistente, durável e oferecer proteção contra os mais variados tipos de riscos a que os Trabalhadores estão expostos. Protege os pés do usuário contra impactos de quedas de objetos sobre os artelhos, contra agentes abrasivos e escoriantes e contra choques elétricos.

2) Cabedal de PVC

Cabedal feito em PVC (plástico) com toque emborrachado que melhora o grippe, melhora a resistência à abrasão, impede o ressecamento, trincas e minimiza a agressão do sangue. Cabedal indicado para o trabalho em indústrias químicas em geral, postos de gasolina, usinas de cana de açúcar, saneamento básico, agricultura e jardinagem.

3) Cabedal de Poliuretano

Cabedal de Poliuretano (PU) oferece impermeabilidade, isolamento térmico e facilidade na higienização. Indicado para trabalho no setor alimentício, ambientes refrigerados, contato com graxas, solventes e hidrocarbonetos leves (derivados de petróleo).

4) Cabedal de Nylon

Cabedal feito em nylon reduz os níveis de transpiração, aumenta a respiração do Calçado de Segurança, resistente a óleo combustível e indicado para uso eletricista. Deixa o calçado mais leve, macio e altamente flexível, deixando o movimento mais natural. Indicado para diversos ambientes de trabalho que proporcionam riscos leves.

Saiba tudo sobre Cabedais

Assim como conhecer o tipo de Biqueira mais indicado, o Solado ideal e a Palmilha mais segura, conhecer as informações mais importantes sobre o Cabedal é essencial para a escolha e recomendação correta de um Calçado de Segurança. Muito mais do que a aparência do calçado, o cabedal oferece conforto, proteção, segurança e flexibilidade para que o profissional exerça suas atividades no dia a dia.

Conhecer as principais características de cada um faz com que você saiba quando o mais recomendado é o couro, o nylon, o PVC ou o poliuretano (PU). Acha que esse conteúdo foi importante para você? Tem alguma informação para acrescentar? Compartilha a sua opinião com a gente. Queremos construir um Mercado de EPIs cada vez mais informado e mais seguro e queremos que você venha conosco.

Um grande abraço!
WorkEPIs Calçados de Segurança

cta_recompensa_blog_workepis

 

1 Comentário

  1. Olegario disse:

    Alguma vez pensado criando um ebook ou convidado de autoria de outro sites?
    Eu tenho um blog baseado na mesma tópicos você discutir e teria como realmente tê-lo a compartilhar algumas histórias/informações.

    Eu sei meu telespectadores seria apreciar seu trabalho.
    Se é nem remotamente interessado, sinta-se livre para enviar me um
    email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *