A importância da Bota de Segurança com Palmilha de Aço

A importância da Bota de Segurança com Palmilha de Aço

a-importancia-da-bota-de-seguranca-nitrilica-para-altas-temperaturas

Quando se pensa em atividades realizadas em ambientes com exposição à altas temperaturas, é preciso redobrar os cuidados com a segurança dos trabalhadores que irão fazer suas tarefas nesses locais. Entre outras coisas, a utilização de EPIs como a Bota de Segurança com Solado Nitrílico é essencial para poder caminhar tranquilamente, sem o risco de se queimar ou se prejudicar ao entrar em contato com materiais inflamáveis como óleo, gasolina e solventes.

A borracha nitrílica é um copolímero de butadieno e acrilonitrilo, um tipo de borracha especial resistente ao óleo. Além de resistência às altas temperaturas, o solado nitrílico também é resistente aos ambientes frios. Ele também resiste bem à abrasões, sendo um tipo de solado que atende a diferentes demandas e oferece proteção abrangente para os pés do trabalhador.

O trabalhador que está exposto às altas temperaturas precisa de EPIs específicos para a realização de suas atividades e a Bota de Segurança com Solado Nitrílico cumpre esse papel. Ela é produzida com as mesmas características de uma bota com calçado em poliuretano (PU) ou PVC, com a diferença que possui um solado preparado para resistir às altas temperaturas a que o profissional fica exposto.

É essencial que esse calçado tenha o Certificado de Aprovação para atestar que o solado foi devidamente testado nas mais variadas condições de calor e frio e aprovado para o devido uso do profissional. Apenas com o Certificado de Aprovação é possível comercializar esse tipo de EPI, que oferece uma proteção essencial para o bem estar e segurança do profissional exposto ao calor e frio.

Características do Solado Nitrílico

Conhecer a anatomia de um Calçado de Segurança é essencial para definir qual modelo escolher e indicar de acordo com o trabalho a ser realizado. Além do Certificado de Aprovação, é preciso determinar qual o melhor tipo de solado, qual o material recomendado para o cabedal, se o cano será baixo ou alto e se o calçado terá elástico ou cadarço.

Entre as características positivas do solado nitrílico, os destaques são:

  • Resistência ao calor, em temperaturas de até 300º, por um minuto.
  • Resistência ao frio, suportando até temperaturas negativas.
  • Protege contra óleo, querosene e demais líquidos inflamáveis.
  • Resistência à abrasão.

Entre as características do solado nitrílico que pedem atenção, os destaques são:

  • A borracha nitrílica é semi-condutora de eletricidade, portanto, pouco adaptáveis para serviços em que há passagem de corrente elétrica.
  • A borracha nitrílica tem fraca resistência ao ozono.
  • A borracha nitrílica tem fraca resistência ao envelhecimento.

Proteção contra Altas Temperaturas

O uso da borracha nitrílica para o solado de um Calçado de Segurança é essencial para criar resistência no trabalho em ambientes de contato com o calor. Essa proteção permite ao trabalhador executar tarefas em situações mais extremas e estar devidamente equipado para essa execução.

Saber em que situações extremas ele pode ser utilizado e entender que existe uma opção para disponível no mercado para oferecer essa proteção é importante para um melhor conhecimento sobre o mercado de EPIs, que é bastante amplo e está sempre em renovação.

O que você achou desse conteúdo? Conhecia as características do Solado Nitrílico? Se o material apresentado agregou valor ao seu trabalho, comenta abaixo e compartilha o seu conhecimento sobre esse tema com a gente. Queremos construir um mercado de EPIs cada vez mais bem informado e mais seguro e queremos que você venha conosco.

Até breve!
WorkEPIs Calçados de Segurança

cta_recompensa_blog_workepis

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *